COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA
Hoje, o mundo se acha interligado por uma tessitura de redes que cresce vertiginosamente (ciberespaço), potencializada por ferramentas de comunicação e informação que vão sendo criadas e disponibilizadas na Internet.
Nunca houve tanta comunicação escrita e oral entre pessoas que habitam espaços distantes e diferenciados e que jamais tiveram contato presencial.
No processo de ensino aprendizagem o aluno deve ser incentivado a produzir e a utilizar as mais variadas linguagens para expressar o conhecimento científico que adquire. Isso pode ser feito propondo atividades como colagens, encenações, debates, simulações de comerciais para rádio e tevê, produção de textos, desenhos, cartazes. Isso tudo pode ocorrer com o auxílio do computador.
As tecnologias digitais têm um duplo papel: propiciam trocas em múltiplas direções e, ao mesmo tempo, lançam novidades que desafiam constantemente os grupos a analisar e explorar as possibilidades abertas por elas, auxiliando na tomada de consciência de que se está em um processo de aprendizagem constante e sempre inacabado.
O computador pode ser um auxiliar para os alunos, se ele souber como usá-lo de maneira produtiva. Como para os estudos, a realização de tarefas e na sua vida cotidiana, como planilha de contas, pagar contas, comprar...
O Blog deve ser usado tanto numa perspectiva individual- o sujeito traçando seu percurso- quanto numa perspectiva social, visando formar novas comunidades virtuais em torno de interesses comuns, mas voltados para atividades pedagógicas.
A comunicação via Internet em sites seguros é muito interessante porque em instantes podemos acessá-la e pesquisar assuntos em todo o mundo, ficar por dentro das últimas descobertas, levantamento de dados... a publicação de trabalhos, de conteúdos é de essencial importância para a atualização de matérias referentes aos mais diversos assuntos.
Devemos usar a Internet, de modo a mostrar ao aluno como essa ferramenta pode ser importante no desenvolvimento do intelecto e não só para conversar em sites de relacionamento e no famoso “orkut”.
MAPAS CONCEITUAIS
Mapas conceituais são modos organizados de expressar relações entre conteúdos conceituais (fatos, conceitos e princípios) presentes em um texto (livro, capítulo, item dentro do capítulo...).
Trata-se de um poderoso instrumento auxiliar da aprendizagem, no qual tais conteúdos são relacionados graficamente e de forma hierarquizada.
Para professores da qualquer disciplina, os mapas conceituais facilitam o planejamento do curso e a elaboração da seqüência (que não necessariamente precisa ser a ordem dos capítulos no livro adotado) e a busca de estratégias para favorecer a construção e a interligação de conceitos numa aprendizagem significativa.
Para os alunos, a elaboração dos mapas ajuda a distinguir as informações fundamentais das acessórias ou superflúas. Também os auxilia a estabelecer a relação dos conceitos mais abrangentes com outros que são deles decorrentes ou que a eles estão subordinados.
Hoje, o mundo se acha interligado por uma tessitura de redes que cresce vertiginosamente (ciberespaço), potencializada por ferramentas de comunicação e informação que vão sendo criadas e disponibilizadas na Internet.
Nunca houve tanta comunicação escrita e oral entre pessoas que habitam espaços distantes e diferenciados e que jamais tiveram contato presencial.
No processo de ensino aprendizagem o aluno deve ser incentivado a produzir e a utilizar as mais variadas linguagens para expressar o conhecimento científico que adquire. Isso pode ser feito propondo atividades como colagens, encenações, debates, simulações de comerciais para rádio e tevê, produção de textos, desenhos, cartazes. Isso tudo pode ocorrer com o auxílio do computador.
As tecnologias digitais têm um duplo papel: propiciam trocas em múltiplas direções e, ao mesmo tempo, lançam novidades que desafiam constantemente os grupos a analisar e explorar as possibilidades abertas por elas, auxiliando na tomada de consciência de que se está em um processo de aprendizagem constante e sempre inacabado.
O computador pode ser um auxiliar para os alunos, se ele souber como usá-lo de maneira produtiva. Como para os estudos, a realização de tarefas e na sua vida cotidiana, como planilha de contas, pagar contas, comprar...
O Blog deve ser usado tanto numa perspectiva individual- o sujeito traçando seu percurso- quanto numa perspectiva social, visando formar novas comunidades virtuais em torno de interesses comuns, mas voltados para atividades pedagógicas.
A comunicação via Internet em sites seguros é muito interessante porque em instantes podemos acessá-la e pesquisar assuntos em todo o mundo, ficar por dentro das últimas descobertas, levantamento de dados... a publicação de trabalhos, de conteúdos é de essencial importância para a atualização de matérias referentes aos mais diversos assuntos.
Devemos usar a Internet, de modo a mostrar ao aluno como essa ferramenta pode ser importante no desenvolvimento do intelecto e não só para conversar em sites de relacionamento e no famoso “orkut”.
MAPAS CONCEITUAIS
Mapas conceituais são modos organizados de expressar relações entre conteúdos conceituais (fatos, conceitos e princípios) presentes em um texto (livro, capítulo, item dentro do capítulo...).
Trata-se de um poderoso instrumento auxiliar da aprendizagem, no qual tais conteúdos são relacionados graficamente e de forma hierarquizada.
Para professores da qualquer disciplina, os mapas conceituais facilitam o planejamento do curso e a elaboração da seqüência (que não necessariamente precisa ser a ordem dos capítulos no livro adotado) e a busca de estratégias para favorecer a construção e a interligação de conceitos numa aprendizagem significativa.
Para os alunos, a elaboração dos mapas ajuda a distinguir as informações fundamentais das acessórias ou superflúas. Também os auxilia a estabelecer a relação dos conceitos mais abrangentes com outros que são deles decorrentes ou que a eles estão subordinados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário