sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Atividade 1- Raquel Holstein

Atividade 1

a)
Os meios de comunicação, integrados aos computadores, provocam transformações em diversos aspectos da vida na sociedade, primeiramente, em relação à maneira como a informação passa a ser veiculada, pois, além de ser direcionada aos sujeitos de uma forma mais rápida, tendo em vista os recursos tecnológicos disponíveis, ao mesmo tempo, pode ser acessada por um maior número de pessoas em diferentes momentos. Considerando tais modificações no tratamento e na veiculação da informação, o modus operandi do fazer pedagógico necessita de uma revisão das suas respectivas práticas, adequando-as às novas tecnologias disponíveis na atualidade.
Para isso, torna-se imprescindível identificar novos modos de aprender através da inclusão digital dos cidadãos, em especial dos profissionais da educação, já que desempenham um importante função social, formando indivíduos. Para tanto, é fundamental aproximá-los de tais recursos, motivando-os e preparando-os a fim de que utilizem essas ferramentas (computadores e internet) de maneira adequada.
Desse modo, cabe ao professor, refletir sobre o impacto das tecnologias na vida, na sociedade e, conseqüentemente, na sua prática. O exercício reflexivo proposto remete a alternativas relacionadas ao uso do computador nas atividades escolares e na própria vida cotidiana, ente as quais conhecer e utilizar sistemas operacionais livres, como o Linux Educacional, contribuindo para a solução de necessidades, problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias disponibilizadas via computador e Internet. Em relação ao ambiente escolar, a atenção do educador deve estar voltada ao desenvolvimento de habilidades necessárias ao uso dessas ferramentas, no sentido de possibilitar a elaboração e a edição de textos e de apresentações multimídia, a comunicação interpessoal, a interatividade e a pesquisa de informações.
Além dos fatores acima mencionados, a comunicação via rede mundial de computadores possibilita a troca de conhecimentos por meio da publicação de textos ou mesmo de blogs, proporcionando maior cooperação entre os usuários desses recursos. Portanto, a utilização de tais ferramentas depende da disponibilidade em aprender a fazê-la, em um primeiro momento, elaborando e produzindo textos diversificados com o apoio do microcomputador e de seus periféricos. Essa postura motivará uma reflexão sobre propostas de dinamização do fazer pedagógico através dos recursos tecnológicos disponibilizados atualmente, de forma que as principais mudanças poderão ser percebidas na troca constante de dados e na amplitude do conhecimento adquirido.


b)
O mapa conceitual consiste em uma ferramenta cognitiva caracterizada por gráficos que auxilia na sistematização de conceitos, suas relações e interfaces, ou seja, são diagramas que possibilitam visualizar como palavras-chave se relacionam entre si. Desse modo, favorece o desenvolvimento de uma visão sintética e, ao mesmo tempo, global do conteúdo abordado, mostrando seus diversos tratamentos. A principal vantagem desse recurso é seu funcionamento enquanto estratégia de aprendizagem, sendo utilizado como referência para a execução e a compreensão das atividades propostas, organizando idéias centrais, secundárias e complementares e suas respectivas relações.

c)

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