Do sonho à rede
O vídeo, “ Do Sonho aos Ares”, conta a história do esforço de Santos Dumont para construir um aparelho que permitisse ao homem voar. Esse vídeo relaciona-se perfeitamente com a evolução tecnológica e com a informática.
Naquela época, longe desta tecnologia, Dumont precisaria de muito tempo para resolver cálculos complexos e intermináveis, e que podiam também apresentarem falhas. Ele não media esforços nas tentativas para chegar nos seus objetivos e metas a favor da evolução do homem.
A informática em particular, conta uma história de magia técnica, uma visão utópica e comercial. Segundo consta, o maior estímulo para o desenvolvimento da computação pessoal talvez fosse o deslumbramento. Um grande ressentimento, inspirado pelo que ocorrera com os grandes computadores, pelos seus feitos maravilhosos, mas devido ao seu enorme custo e fragilidade, pois só poderiam funcionar em ambientes cuidadosamente controlados, inacessíveis a muitos.
Estudantes obcecados por eles, viam-se obrigados a trabalhar por meio de intermediários e programas manipulados que esperavam horas, ou dias pelos resultados operados.
O advento do microcomputador foi um grande passo à frente, mas não o suficiente para alterar esse quadro. Apesar desta situação, ainda foi necessário uma longa espera até o advento do micro. Os primeiros ostentavam preço altíssimos e eram grandes o suficiente para ocupar um sala pequena. Somente o computador pessoal chegaria à pessoas comuns.
Essa evolução afetou totalmente nossas vidas, uma vez que nos livra de exaustivas e maçantes atividades do dia-a-dia, exigidas pela nossa profissão como utilizar o papel carbono, mimeógrafo, giz ,etc.
Os programas de e-mail e chat permitem que as pessoas que estão distantes se comunicam com mais rapidez do que pelos correios e com menos gastos do que com o telefone. Porem, a tela do micro não é infalível e nem todas as informações são confiáveis. Por outro lado, as mais avançados tecnologias para substituir totalmente o telefone ainda não está acessível a todos. Como se sabe, nem tudo o que se fala necessariamente se escreve e vice-versa. Por enquanto, nada como a velha e boa invenção de Graham Bell.
Vivemos em um mundo globalizado, na era de aceleradas mudanças provocadas pelos avanços científicos e tecnológicos. Essas mudanças revolucionam nosso modo de comunicação, de relacionamento com as pessoas e com o mundo, encurtando distância, expandindo fronteiras, em um intercâmbio sociocultural.
Nesse contexto globalizado, as novas mídias e tecnologias invadem nosso cotidiano e aceleram essas transformações, nos obrigando a uma atualização, uma reciclagem, uma vez que amigos, familiares e o próprio trabalho já estão incorporados nesta tecnologia, cabe a cada um assimilar esta novidade. A informática está presente em toda parte é só apertar um botão que a máquina executa nossas ordens.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário