sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Atividade 2- Sandra Araújo

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA


O homem é, por natureza, curioso, investigativo. Ao tomar contato com o mundo sai tateando, desvendando os mistérios do seu universo. Muitas dessas aventuras se transformam em sonhos coletivos, como o de voar feito um pássaro. Alguns obstinados transformam a realidade, como Santos Dumont e o seu 14 Bis. Aquele vôo mudou os rumos da humanidade. Foi, sem dúvida, o primeiro passo rumo ao que hoje chamamos de globalização.
O avião rompeu fronteiras, de espaço e de tempo, integrou os povos, acelerou o progresso. Ao promover esse intercâmbio entre as diferentes culturas e saberes, o avião acelerou o desenvolvimeto científico e tecnológico. Vale lembrar que algumas décadas mais tarde foi construído o primeiro computador. Daí em diante a máquina, e as formas de inteligência desenvolvidas para fazê-la funcionar melhor revolucionaram a vida das pessoas.
Hoje, é mais atraente assistir a filmes em casa nos sofisticados home theaters e televisores de até 60 polegadas, do que ir ao cinema. Isso sem falar da possibilidade de adaptar a programação das emissoras ao gosto do telespectador, escolhendo seus programas favoritos e recebendo-os, se for do seu agrado, no seu aparelho de telefone celular. Tudo isso, claro, digitalizado.
Há ainda que se considerar a internet de alta velocidade, aumentando a oferta de serviços de entretenimento voltados ao indivíduo. Pela rede é possível comprar e vender de tudo, baixar músicas de qualquer país, manter contato verbal e visual com pessoas em qualquer parte do mundo. Trabalhar em casa virou realidade para milhões de pessoas. A oferta de ensino a distância também cresce em todos os níveis de ensino superior, com a criação de cursos de graduação e pós-graduação em grandes universidades brasileiras. Além disso, a integração das escolas, por redes de computação, já se faz realidade no sistema de ensino.
O futuro reserva,sem dúvidas, novos saltos tecnológicos que vão melhorar a vida da maioria das pessoas. Enquanto isso, que se desfrute com sabedoria e generosidade o que já foi conquistado.

Nenhum comentário: