ATIVIDADE 1
Na sociedade contemporânea, a globalização contribuiu com a mudança cultural na qual o conhecimento da informação se transformou em um bem de grande valor. As novas ferramentas da informação geradas pela informática, provocam mudanças tão espetaculares que o conhecimento tornou-se matéria prima na sociedade da informação. Mostra como as novas tecnologias passaram a exercer uma enorme influência na sociedade, sendo uma importante ferramenta para a transformação e difusão do conhecimento. E como o uso dessa tecnologia tornou possível a troca de informação em um curto espaço de tempo. Informação; Conhecimento; Sociedade. A sociedade vem passando por inúmeras mudanças em todas as áreas do conhecimento. Os impactos produzidos na sociedade através dos meios de comunicação altamente sofisticados como a Tv, satélite, internet, têm provocado modificação no estilo de conduta, atitudes, costumes e tendências das populações mundiais, principalmente no Brasil. É importante ressaltar que essas mudanças só ocorrem por causa do avanço das tecnologias, sobretudo no ramo das telecomunicações. Isto é percebido diariamente em todos os países do mundo, principalmente os mais evoluídos, pois os mesmos produzem tecnologia de forma acelerada e com uma eficiência singular. O aumento das tecnologias da comunicação e informação impulsiona ainda mais o processo de mudança comportamental no Brasil e no mundo, isso acontece porque todos os envolvidos com essas, tem que se adaptar a elas para se estabelecerem no mercado ou na vida de um modo geral. A globalização tem aumentado na mesma velocidade em que os meios de comunicação vêm se aperfeiçoando e expandindo suas fronteiras. Internet, MSN, GPS, guerras em tempo real, mostram que cada vez mais a informação chega mais rápido e com mais voracidade, e quem não estiver preparado para saber como aproveitar o momento certo, poderá ficar para trás e deixar a concorrência passar a frente. As novas tecnologias da informação estão integrando o mundo em redes globais de comunicação. A tendência social e política característica da década de 90 é a construção de um mundo cada vez mais globalizado, integrado mutuamente com tudo e com todos. A mudança histórica das tecnologias mecânicas para a tecnologia da informação ajuda a desmistificar a idéia de soberania e auto-suficiência promovida no passado. Sem duvida, desde o inicio da década de 70, a inovação tecnológica tem sido conduzida pelo mercado, provocando uma difusão mais rápida dessa inovação. Na realidade, a inovação descentralizada estimulada por uma cultura de criatividade tecnológica e por modelos tecnológicos de sucesso é que as tecnologias prosperam. Paises como China e Índia onde até pouco tempo atrás eram paises fechados à nova ordem mundial do capitalismo, começaram a abrir se para o mundo e a aproveitar essa onda nas mudanças da tecnologia da informação. Hoje mais da metade dos computadores do mundo são produzidos na China, mas até pouco tempo a trás o acesso a internet era quase que proibido a população. Hoje o numero de internautas alcançou milhões da população total do país. A revolução Industrial começou na Inglaterra, quando a máquina a vapor foi inventada, na metade do século XVIII. Logo surgiram as ferrovias e indústrias. As pessoas trocaram o campo pela cidade. As mudanças tecnológicas praticamente cessaram no século XIX, quando surgiram várias inovações: motor de combustão interna, eletricidade, etc. que alteram a economia mundial. Essas, por sua vez geram uma nova classe de trabalhadores, aumentou o numero de pessoas com acesso a educação e que tinham dinheiro. Começaram os problemas de desemprego, surgiu o materialismo e a decadência das famílias acelerou. A partir da década de 70 as novas tecnologias da informação já se apresentavam em âmbito internacional, substituindo as tecnologias intensivas em material e energia de massa, características do ciclo do petróleo. Nesse cenário marcado por mudanças cruciais a necessidade de informação sobre futuros desenvolvimento tornou-se ainda mais vital. O acesso a uma base de informações e conhecimento cientifico e tecnológico, que se constitua numa vantagem no passado passou-se uma necessidade fundamental no presente. A acelerada disponibilização das novas tecnologias aponta para uma era de crescente globalização, inclusive tecnológica. Isso acontece dado ao caráter do processo de geração, transmissão e difusão das tecnologias. Mas nada disso funciona ou funcionará bem se as pessoas não participarem dessa tecnologia. Os empresários muitas vezes perdem milhões ou até a própria empresa por esquecer um principio simples que rege as leis de convivências: as coisas só acontecem, na empresa, na escola de samba, no partido comunista, no governo ou em qualquer grupo, se as pessoas envolvidas quiserem que aconteça. As mudanças em curso podem gerar impactos e efeitos na economia mundial, tanto para os mercados internos e externos, já que a difusão das novas tecnologias acontece em escala mundial. Nesse caso, os principais movimentos que caracterizam as novas tecnologias são fortemente centrados nos países mais desenvolvidos que marginalizam os menos desenvolvidos inclusive o Brasil. Na revolução das novas tecnologias da informação e comunicação, o conhecimento tecnológico, ao se constituir num dos principais meio da globalização, permanece, restrito ao âmbito daqueles que detém o conhecimento. O poder da informação no mundo globalizado é praticamente incalculável. Enquanto no século XVIII uma mensagem demorava meses de navio para chegar ao seu destino, hoje com um simples “ENVIAR”, você pode mandar e-mails para milhares de pessoas no mundo inteiro. Ou uma bolsa de valores pode cair vários pontos por alguma confusão que está acontecendo a milhares de quilometro dali. O principal desafio da era da informação globalizada é criar instrumentos para filtrar as milhares de informações que circulam na internet e TV’s do mundo todo, pois uma informação falsa ou mal interpretado pode acabar em grande confusão e desentendimento.
Saber aprender e ensinar no século XXI é enfrentar o desafio contextual de estarmos em processo de construção de uma sociedade do conhecimento (ou aprendente) que tem seu foco na produção intelectual, com intensiva utilização das tecnologias da comunicação e informação.
Fica cada vez mais claro que o conhecimento é determinante recurso social, econômico, cultural e humano neste novo período de nossa evolução histórica: a sociedade aprendente,"pretende-se inculcar que a sociedade inteira deve entrar em estado de aprendizagem e transformar-se numa imensa rede de ecologias cognitivas".
Assim, aprender e ensinar no século XXI, é necessariamente lidar com a aprendizagem numa perspectiva de construção de ecologias cognitivas, onde a capacidade de aprender está sendo cada vez mais necessária nas distintas interações que, enquanto sujeitos, estabelecemos com os outros, com o meio, ou seja, com a sociedade.
A experiência vivenciada pelo docente se faz necessária no sentido de direcionar o aluno na busca do conhecimento. Saber selecionar o conteúdo no planejamento da aula buscando criar certo “enredo” faz com que todo o processo ocorra de forma espontânea. Porem, mais importante que aplicar suas preferências tecnológicas aos discentes é fazer com que eles tenham um conhecimento amplo no que se diz respeito à tecnologia.
Nos dias de hoje, mais importante que segurar na mão do aluno e voar com ele é ensiná-lo a voar. Limitar a informação de modo que o mesmo se torne dependente de uma ferramenta é fazê-lo compreender a tecnologia de forma errada.
O educador deve preparar o seu educando para o mundo, ou melhor: para a diversidade do mundo. Ensinar o Word (Microsoft) ou o Writer (Br Office) é limitar o conhecimento do aluno ao produto e não ao conceito. As semelhanças entre essas ferramentas, nada mais, é que o que realmente importa. Para melhorar o entendimento, basta dizer que ambas as ferramentas são Editores de Texto.
A cada dia, a interação homem-computador torna-se mais presente no cotidiano das pessoas. Sem que notemos, as máquinas nos acompanham e nos auxiliam para as mais simples tarefas do dia-a-dia. As possibilidades que os computadores nos propiciam são inúmeras, e usá-los para a melhoria da educação é certeza de sucesso. A idéia da computação ambíqua ou evasiva é permitir que os computadores participem da vida das pessoas da forma mais natural possível. Nos dias atuais, temos muitos exemplos da vida cotidiana em que dispositivos tecnológicos como microprocessadores e sensores passam despercebidos. Ao acendermos uma luz ou ligarmos um carro, fazendo um bolo ou vendo a hora em um relógio de pulso, estamos usando computadores.
Até agora defensivas em relação às novas tecnologias de "redes sociais" na internet - serviços como comunidades virtuais e blogs, em que os usuários publicam o seu próprio conteúdo e estabelecem relacionamentos on-line -, as empresas começam a tentar empregar esses recursos a seu favor. No Brasil, o sinal de alerta foi disparado por fatores como o sucesso do Orkut, serviço do Google que se tornou uma febre e atrai mais de 6 milhões de pessoas mensalmente.
Algumas empresas já estão mapeando o que os internautas publicam em seus sites pessoais para detectar e tentar neutralizar a proliferação de informações negativas e boatos, que se espalham rapidamente nesses serviços. Outras utilizam o próprio Orkut para divulgar produtos e eventos.
Essas novas tecnologias de internet também começam a ser empregadas por grandes companhias. Na IBM, mais de 4 mil funcionários publicam blogs em que divulgam informações e opinam livremente sobre os mais variados temas. A empresa avalia que isso facilita a troca de idéias, estimula a criatividade e dá oportunidade de visibilidade a todos, independente do nível hierárquico.No início, era algo como uma comunidade, onde todos se conheciam. Agora, está muito maior. A razão pela qual eu acho que os blogs decolaram não é pela tecnologia, mas por ser o elo que faltava na web. O blog é uma ferramenta que permite qualquer um publicar o que quer na Internet. E todo mundo pode usá-lo porque é realmente fácil. Não é apenas escrever, mas se comunicar, se expressar, se conectar com outras pessoas. E isso nunca vai passar. A Internet está cada dia mais presente na vida das pessoas. Não sei se todo o mundo vai ter um blog, mas várias pessoas irão usá-lo.Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Mapas Conceituais podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.Tem a vantagem de poder ser elaborado, organizado e lido de forma não seqüencial, o que multiplica as possibilidades de construção e apresentação. A este tipo de possibilidade de leitura chama-se navegação e oferece também ao leitor escolher a ordem que mais lhe agrade de recuperar as informações ali contidas.
Na sociedade contemporânea, a globalização contribuiu com a mudança cultural na qual o conhecimento da informação se transformou em um bem de grande valor. As novas ferramentas da informação geradas pela informática, provocam mudanças tão espetaculares que o conhecimento tornou-se matéria prima na sociedade da informação. Mostra como as novas tecnologias passaram a exercer uma enorme influência na sociedade, sendo uma importante ferramenta para a transformação e difusão do conhecimento. E como o uso dessa tecnologia tornou possível a troca de informação em um curto espaço de tempo. Informação; Conhecimento; Sociedade. A sociedade vem passando por inúmeras mudanças em todas as áreas do conhecimento. Os impactos produzidos na sociedade através dos meios de comunicação altamente sofisticados como a Tv, satélite, internet, têm provocado modificação no estilo de conduta, atitudes, costumes e tendências das populações mundiais, principalmente no Brasil. É importante ressaltar que essas mudanças só ocorrem por causa do avanço das tecnologias, sobretudo no ramo das telecomunicações. Isto é percebido diariamente em todos os países do mundo, principalmente os mais evoluídos, pois os mesmos produzem tecnologia de forma acelerada e com uma eficiência singular. O aumento das tecnologias da comunicação e informação impulsiona ainda mais o processo de mudança comportamental no Brasil e no mundo, isso acontece porque todos os envolvidos com essas, tem que se adaptar a elas para se estabelecerem no mercado ou na vida de um modo geral. A globalização tem aumentado na mesma velocidade em que os meios de comunicação vêm se aperfeiçoando e expandindo suas fronteiras. Internet, MSN, GPS, guerras em tempo real, mostram que cada vez mais a informação chega mais rápido e com mais voracidade, e quem não estiver preparado para saber como aproveitar o momento certo, poderá ficar para trás e deixar a concorrência passar a frente. As novas tecnologias da informação estão integrando o mundo em redes globais de comunicação. A tendência social e política característica da década de 90 é a construção de um mundo cada vez mais globalizado, integrado mutuamente com tudo e com todos. A mudança histórica das tecnologias mecânicas para a tecnologia da informação ajuda a desmistificar a idéia de soberania e auto-suficiência promovida no passado. Sem duvida, desde o inicio da década de 70, a inovação tecnológica tem sido conduzida pelo mercado, provocando uma difusão mais rápida dessa inovação. Na realidade, a inovação descentralizada estimulada por uma cultura de criatividade tecnológica e por modelos tecnológicos de sucesso é que as tecnologias prosperam. Paises como China e Índia onde até pouco tempo atrás eram paises fechados à nova ordem mundial do capitalismo, começaram a abrir se para o mundo e a aproveitar essa onda nas mudanças da tecnologia da informação. Hoje mais da metade dos computadores do mundo são produzidos na China, mas até pouco tempo a trás o acesso a internet era quase que proibido a população. Hoje o numero de internautas alcançou milhões da população total do país. A revolução Industrial começou na Inglaterra, quando a máquina a vapor foi inventada, na metade do século XVIII. Logo surgiram as ferrovias e indústrias. As pessoas trocaram o campo pela cidade. As mudanças tecnológicas praticamente cessaram no século XIX, quando surgiram várias inovações: motor de combustão interna, eletricidade, etc. que alteram a economia mundial. Essas, por sua vez geram uma nova classe de trabalhadores, aumentou o numero de pessoas com acesso a educação e que tinham dinheiro. Começaram os problemas de desemprego, surgiu o materialismo e a decadência das famílias acelerou. A partir da década de 70 as novas tecnologias da informação já se apresentavam em âmbito internacional, substituindo as tecnologias intensivas em material e energia de massa, características do ciclo do petróleo. Nesse cenário marcado por mudanças cruciais a necessidade de informação sobre futuros desenvolvimento tornou-se ainda mais vital. O acesso a uma base de informações e conhecimento cientifico e tecnológico, que se constitua numa vantagem no passado passou-se uma necessidade fundamental no presente. A acelerada disponibilização das novas tecnologias aponta para uma era de crescente globalização, inclusive tecnológica. Isso acontece dado ao caráter do processo de geração, transmissão e difusão das tecnologias. Mas nada disso funciona ou funcionará bem se as pessoas não participarem dessa tecnologia. Os empresários muitas vezes perdem milhões ou até a própria empresa por esquecer um principio simples que rege as leis de convivências: as coisas só acontecem, na empresa, na escola de samba, no partido comunista, no governo ou em qualquer grupo, se as pessoas envolvidas quiserem que aconteça. As mudanças em curso podem gerar impactos e efeitos na economia mundial, tanto para os mercados internos e externos, já que a difusão das novas tecnologias acontece em escala mundial. Nesse caso, os principais movimentos que caracterizam as novas tecnologias são fortemente centrados nos países mais desenvolvidos que marginalizam os menos desenvolvidos inclusive o Brasil. Na revolução das novas tecnologias da informação e comunicação, o conhecimento tecnológico, ao se constituir num dos principais meio da globalização, permanece, restrito ao âmbito daqueles que detém o conhecimento. O poder da informação no mundo globalizado é praticamente incalculável. Enquanto no século XVIII uma mensagem demorava meses de navio para chegar ao seu destino, hoje com um simples “ENVIAR”, você pode mandar e-mails para milhares de pessoas no mundo inteiro. Ou uma bolsa de valores pode cair vários pontos por alguma confusão que está acontecendo a milhares de quilometro dali. O principal desafio da era da informação globalizada é criar instrumentos para filtrar as milhares de informações que circulam na internet e TV’s do mundo todo, pois uma informação falsa ou mal interpretado pode acabar em grande confusão e desentendimento.
Saber aprender e ensinar no século XXI é enfrentar o desafio contextual de estarmos em processo de construção de uma sociedade do conhecimento (ou aprendente) que tem seu foco na produção intelectual, com intensiva utilização das tecnologias da comunicação e informação.
Fica cada vez mais claro que o conhecimento é determinante recurso social, econômico, cultural e humano neste novo período de nossa evolução histórica: a sociedade aprendente,"pretende-se inculcar que a sociedade inteira deve entrar em estado de aprendizagem e transformar-se numa imensa rede de ecologias cognitivas".
Assim, aprender e ensinar no século XXI, é necessariamente lidar com a aprendizagem numa perspectiva de construção de ecologias cognitivas, onde a capacidade de aprender está sendo cada vez mais necessária nas distintas interações que, enquanto sujeitos, estabelecemos com os outros, com o meio, ou seja, com a sociedade.
A experiência vivenciada pelo docente se faz necessária no sentido de direcionar o aluno na busca do conhecimento. Saber selecionar o conteúdo no planejamento da aula buscando criar certo “enredo” faz com que todo o processo ocorra de forma espontânea. Porem, mais importante que aplicar suas preferências tecnológicas aos discentes é fazer com que eles tenham um conhecimento amplo no que se diz respeito à tecnologia.
Nos dias de hoje, mais importante que segurar na mão do aluno e voar com ele é ensiná-lo a voar. Limitar a informação de modo que o mesmo se torne dependente de uma ferramenta é fazê-lo compreender a tecnologia de forma errada.
O educador deve preparar o seu educando para o mundo, ou melhor: para a diversidade do mundo. Ensinar o Word (Microsoft) ou o Writer (Br Office) é limitar o conhecimento do aluno ao produto e não ao conceito. As semelhanças entre essas ferramentas, nada mais, é que o que realmente importa. Para melhorar o entendimento, basta dizer que ambas as ferramentas são Editores de Texto.
A cada dia, a interação homem-computador torna-se mais presente no cotidiano das pessoas. Sem que notemos, as máquinas nos acompanham e nos auxiliam para as mais simples tarefas do dia-a-dia. As possibilidades que os computadores nos propiciam são inúmeras, e usá-los para a melhoria da educação é certeza de sucesso. A idéia da computação ambíqua ou evasiva é permitir que os computadores participem da vida das pessoas da forma mais natural possível. Nos dias atuais, temos muitos exemplos da vida cotidiana em que dispositivos tecnológicos como microprocessadores e sensores passam despercebidos. Ao acendermos uma luz ou ligarmos um carro, fazendo um bolo ou vendo a hora em um relógio de pulso, estamos usando computadores.
Até agora defensivas em relação às novas tecnologias de "redes sociais" na internet - serviços como comunidades virtuais e blogs, em que os usuários publicam o seu próprio conteúdo e estabelecem relacionamentos on-line -, as empresas começam a tentar empregar esses recursos a seu favor. No Brasil, o sinal de alerta foi disparado por fatores como o sucesso do Orkut, serviço do Google que se tornou uma febre e atrai mais de 6 milhões de pessoas mensalmente.
Algumas empresas já estão mapeando o que os internautas publicam em seus sites pessoais para detectar e tentar neutralizar a proliferação de informações negativas e boatos, que se espalham rapidamente nesses serviços. Outras utilizam o próprio Orkut para divulgar produtos e eventos.
Essas novas tecnologias de internet também começam a ser empregadas por grandes companhias. Na IBM, mais de 4 mil funcionários publicam blogs em que divulgam informações e opinam livremente sobre os mais variados temas. A empresa avalia que isso facilita a troca de idéias, estimula a criatividade e dá oportunidade de visibilidade a todos, independente do nível hierárquico.No início, era algo como uma comunidade, onde todos se conheciam. Agora, está muito maior. A razão pela qual eu acho que os blogs decolaram não é pela tecnologia, mas por ser o elo que faltava na web. O blog é uma ferramenta que permite qualquer um publicar o que quer na Internet. E todo mundo pode usá-lo porque é realmente fácil. Não é apenas escrever, mas se comunicar, se expressar, se conectar com outras pessoas. E isso nunca vai passar. A Internet está cada dia mais presente na vida das pessoas. Não sei se todo o mundo vai ter um blog, mas várias pessoas irão usá-lo.Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Mapas Conceituais podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.Tem a vantagem de poder ser elaborado, organizado e lido de forma não seqüencial, o que multiplica as possibilidades de construção e apresentação. A este tipo de possibilidade de leitura chama-se navegação e oferece também ao leitor escolher a ordem que mais lhe agrade de recuperar as informações ali contidas.
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