A EDUCAÇÃO DIGITAL
Estamos presenciando uma verdadeira revolução digital, onde novas formas de comunicação surgem a cada dia. A internet atualmente esta representando uma importante forma de comunicação e socialização, entretanto, rompendo com o contato pessoal direto. O computador é um facilitador de informações e de educação , contudo, o uso inadequado pode prejudicar algumas funções cognitivas, como a linguagem falada e escrita. A família e a escola estão perdendo seu referencial e sua responsabilidade no processo educativo, em casa é usado como um brinquedo, que muitas vezes não é monitorado pelos pais, e na escola a prática é insuficiente, pois muitas não possuem computadores e nem professores preparados para essa finalidade.
A internet contribui de forma significativa para a ampliação de conhecimentos compartilhados entre professores, alunos e comunidades.
Acredito que a internet e o computador estimulam a leitura e a escrita, pois a criança acaba lendo conteúdos diversos e se relacionando através de sites e emails, mas pode viciar e acarretar diversos problemas. Tudo em excesso é prejudicial. Temos que buscar formas de atuação educacional minimizando os risco e conscientizando sua utilização.
Os sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, pois dispensam o conhecimento de HTML, o que atrai as pessoas a criá-los. Por isso seria conveniente que se criasse um código onde se explicasse a correta utilização, não esquecendo de mencionar as penalidades quando das infrações.
A partir do que foi mencionado anteriormente, construiu-se um mapa conceitual que nada mais é do que uma representação gráfica de duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas enquanto que as relações entre os conceitos são especificados através de fases de ligação nos arcos que unem conceitos. “Pode ser usado em diversas situações, para diferentes finalidades: instrumentos de análise do currículo, técnica didática, recurso de aprendizagem e meio de avaliação” (Moreira e Buchwetz, 1993).
A idéia principal do uso de mapas na avaliação dos processos de aprendizagem é a de avaliar o aprendiz em relação ao que ele já sabe; a partir dos conceitos que ele criar. O professor deve procurar interpretar a informação dada pelo aluno, a fim de obter evidências de aprendizagem.
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