quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Atividade 2- Maribel Alves Rodrigues

Santos Dumond versus Tecnologia

Acredito que Santos Dumont evoluiu muito durante suas invenções, considerado pais da aviação, sua primeira experiência surpreendeu os parisienses em 1988 com um pequenino balão. Em 1905, ele veio a desenvolver a mais conhecida invenção “14-Bis”, um aeroplano dotado de um motor à gasolina.mas claro que teve ainda ajuda de uma equipe de pessoas muito competentes e dispostas a lhe ajudar para que seu sonho se concretizasse.
Assim são os alunos, que tem como sua equipe os professores, para lhe ajudar a criar asas quanto a sua imaginação e criatividade.
A informática também evolui bastante com o tempo, como as invenções de Santos Dumont. Essa evolução digital está surgindo em nossas vidas, embora nós não tenhamos sido educados por estes parâmetros, o jovem atual é muito diferente e suas habilidades já estão integradas a este novo sistema.
A lousa e o giz podem ser um recurso mas não há duvidas que a Internet pode trazer muitos benefícios à aprendizagem de professores e alunos . A internet permite a pesquisa e contato com o mundo externo, além disso, traz possibilidades da interatividade.
O computador conectado à rede pode ser utilizado como um recurso para o desenvolvimento pessoal do professor, onde ele pode buscar conteúdos de seu interesse e trocar informações com outros educadores.
A presença do computador já é uma realidade em muitas escolas brasileiras. Muitas escolas já oferecem aos alunos aulas de informática em horário especial. Acredita-se que é nas aulas de informática que o aluno desenvolve o raciocínio, que se torna apto para entender os conceitos explorados nas outras disciplinas. É como se a aprendizagem e o desenvolvimento do raciocínio fossem divididas, como se para aprender o aluno precisasse primeiro saber raciocinar. Na verdade, a inteligência e o raciocínio se desenvolvem com a aprendizagem simultaneamente.
É necessário que o professor faça uma pesquisa com os alunos para saber os interesses deles pela internet, para então preparar suas aulas.
Se por um lado existem milhares e crianças brasileiras sem acesso ao computador, por outro lado existem aquelas que já nascem plugadas. E o hábito de comunicar sempre através da internet, passar muito tempo no MSN, blog, ou orkut, pode atrapalhar muito na escrita formal. O papel do professor é orientar para os diferentes gêneros e não admiti-los em determinados momentos.
Os alunos devem ser monitorados pelos professores devido aos perigos proporcionados pela internet, quanto aos sites de conteúdo duvidosos e salas de bate-papo.
Comparando os computadores de antigamente, os atuais são bem mais sofisticados, portáteis, sem fio, proporcionando melhor comunicação entre os usuários. Houve também um grande avanço na área das impressões, digitalizações e diferentes formas de armazenamento de dados, antes não existentes.
Toda essa tecnologia deveria estar voltada para o professor, para ele induzir esse conhecimento ao aluno, isso infelizmente não é um privilégio para todos, devido a carga horária exaustiva além dos trabalhos extra-classe, e com isso o aluno se prejudica.

Nenhum comentário: