Inclusão tecnológica
Os avanços da tecnológicos provocam uma revolução em todos os campos da atividade humana. Se novos hábitos forem introduzidos para investigações e buscas científicas, essas vias de comunicação tornar-se-ão mais rápidas e mais acessíveis a todos. Transformações de toda a natureza podem ocorrer com a integração de alunos com novos meios de tecnologia, podendo aqui citar um maior despertar do senso crítico em relação a novas descobertas e a sua utilização. Com o avanço das tecnologias os meios de comunicação acabam por se adaptar e a se unificar em equipamentos de uso básico e diário, esse avanço traz muitos benefícios como um acesso mais rápido e mais amplo a informações, pois com apenas um click, as pessoas podem saber informações do outro lado do mundo, motivando a reflexão e a análise.
A informática é uma tecnologia que propicia uma maior interatividade, tornando a aprendizagem mais ilustrativa e traz também um campo maior para pesquisa, proporcionando uma maior assistência no desenvolvimento do ensino. Novos modos de aprendizagem como o uso de computadores, audiovisuais, práticas, entre outras, que fogem da normalização, desde que bem direcionadas, elaboradas e principalmente aplicáveis, trazem um melhor preparo para o educando mediante as mudanças e exigências do novo mercado de trabalho.
O educador deve primeiramente conhecer e saber utilizar no momento oportuno as tecnologias, pois fatores como o tempo, condições da sala, números de alunos interferem diretamente no rendimento da aula. O professor através das novas tecnologias deve estimular o aluno para atividade, conduzir a busca do conhecimento e fazer uma ligação entre a ferramenta e os conceitos a serem desenvolvidos.
O computador pode ser usado como uma ferramenta para busca de informações, desde que haja um bom planejamento, inclusive para fins multidisciplinares e interdisciplinares, fortalecendo o processo pedagógico além de preparar alunos para uma sociedade informatizada. A informatização pode trazer um maior desenvolvimento das habilidades cognitivas, lógicas entre outras, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem através da interação aluno/ computador e aluno/professor.
Na vida cotidiana o computador deve ser usado com cautela, pois aí entram o discernimento de cada um perante as informações obtidas, pois a busca de sites confiáveis que tragam legitimidade na informação é fundamental para a realização de uma pesquisa, ainda cito a cautela, pois muitas pessoas usam esses meios de uma maneira errônea fraudando trabalhos. Desde que bem empregados os computadores se tornam uma máquina poderosa para o desenvolvimento de atividades em todos os campos.
O uso da internet nas escolas é fundamental para o acesso a informação, mas o grande potencial da é a comunicação. A internet na verdade é uma rede de comunicação onde passamos a participar de projetos, eventos, listas de discussão no qual trocamos experiências e podemos utiliza-lá também como uma ferramenta de expressão social e política.
Blogs são ferramentas de fácil manuseio, que podem ser gerenciados por uma ou mais pessoas, com informações em ordem cronológica como se fosse um diário. O blog se torna uma ferramenta de comunicação muito ágil, por ser facilmente criado e editado. Blogs são muitas vezes tratados como diários pessoais, onde pessoas comuns podem expressar suas idéias e opiniões sobre variados assuntos e permite a visualização deste conteúdo por qualquer pessoa que tenha acesso a internet.
Os blogs se popularizaram por serem de fácil criação e edição não requerendo qualquer conhecimento de linguagem técnica. Estes blogs são criados a partir de servidores que disponibilizam ferramentas para que qualquer pessoa possa criar seu blog.
O blog é uma forma muito democrática de publicação de conteúdos, muitas pessoas expressam suas opiniões sociais, políticas, sobre esportes, blogs de fofocas ou muitas vezes um diário pessoal com informações e textos que a pessoa quis mostrar. Os conteúdos publicados através de blogs propiciam aos internautas uma maior interação e socialização sobre diversos temas propostos pelos mesmos, assim aguçando o senso crítico e proporcionando uma visão mais ampla e globalizada.
O mapa conceitual é uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento, também pode ser entendido como uma representação gráfica de um conjunto de conceitos construídos, de tal forma que as relações sejam bem evidentes. Pelo fato de ser bastante flexível o mapa conceitual pode ser usado em diversas situações e para várias finalidades principalmente no ensino aprendizagem. O uso das palavras chaves traz uma determinada hierarquia, estrutura, fundamentação, diferenciação e principalmente relação entre o conceito abordado. Acredito que a idéia principal dos mapas conceituais é proporcionar ao aluno uma maior relação entre os conceitos, onde os aspectos principais e relevantes estarão em destaque.
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