Meios de comunicação integrados aos computadores
Os meios de comunicações integrados aos computadores provocam transformações que afetam e modificam nossos hábitos, nosso modo de trabalhar e de aprender. Além disso, introduzem também novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias de informação e comunicação – TIC.
Estes novos modos de aprender através das tecnologias de informação e comunicação nos leva a conhecer e vivenciar atividades com recursos básicos de computadores e Internet organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de textos. Da mesma forma, é possível participar de atividades e experiências comunicativas e cooperativas de aprendizagem; buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo e pesquisa, leitura, elaboração, socialização, produção, publicação de idéias, reflexões. Nesse sentido, as novas tecnologias possibilitam um exercício reflexivo sobre propostas para dinamizar a prática pedagógica e a vivência de nossos alunos.
Cabe ao educador ante as tecnologias esforço e diálogo criativo, competência sobre o que pensa e sabe sobre as características dos recursos tecnológicos apresentados, referente aos temas abordados, às atividades propostas e ao pensamento e às produções.
Os computadores devem serem usados nas atividades escolares como estímulo à reflexão, sobre o porquê e para quê utilizar essas tecnologias. Oferecer os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte da vida escolar e da vida cotidiana.
Comunicar-se via Internet, blogs, publicar conteúdos é uma vivência para estudar, praticar, buscar apoio e aprender mais e melhor. Só aprendemos a fazê-los como ferramenta mental, como ambiente social na hora de estudar, produzir, comunicar-se, interagindo e trabalhando com colegas e com alunos na escola, de forma individual, em grupo e entre grupos.
Com isso, iremos perceber uma mudança significativa na descoberta de novos caminhos e modos de atuar que favorecerá um diálogo com tecnologia ao promover a inclusão digital.
Mapa conceitual
Os meios de comunicações integrados aos computadores provocam transformações que afetam e modificam nossos hábitos, nosso modo de trabalhar e de aprender. Além disso, introduzem também novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias de informação e comunicação – TIC.
Estes novos modos de aprender através das tecnologias de informação e comunicação nos leva a conhecer e vivenciar atividades com recursos básicos de computadores e Internet organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de textos. Da mesma forma, é possível participar de atividades e experiências comunicativas e cooperativas de aprendizagem; buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo e pesquisa, leitura, elaboração, socialização, produção, publicação de idéias, reflexões. Nesse sentido, as novas tecnologias possibilitam um exercício reflexivo sobre propostas para dinamizar a prática pedagógica e a vivência de nossos alunos.
Cabe ao educador ante as tecnologias esforço e diálogo criativo, competência sobre o que pensa e sabe sobre as características dos recursos tecnológicos apresentados, referente aos temas abordados, às atividades propostas e ao pensamento e às produções.
Os computadores devem serem usados nas atividades escolares como estímulo à reflexão, sobre o porquê e para quê utilizar essas tecnologias. Oferecer os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte da vida escolar e da vida cotidiana.
Comunicar-se via Internet, blogs, publicar conteúdos é uma vivência para estudar, praticar, buscar apoio e aprender mais e melhor. Só aprendemos a fazê-los como ferramenta mental, como ambiente social na hora de estudar, produzir, comunicar-se, interagindo e trabalhando com colegas e com alunos na escola, de forma individual, em grupo e entre grupos.
Com isso, iremos perceber uma mudança significativa na descoberta de novos caminhos e modos de atuar que favorecerá um diálogo com tecnologia ao promover a inclusão digital.
Mapa conceitual
Mapa conceitual é uma ferramenta cognitiva de natureza gráfica que ajuda a sistematizar conceitos, suas relações e interfaces e serve para organizar idéias primárias e secundárias.
A vantagem em utilizá-lo é favorecer uma visão sintética e, ao mesmo tempo, global do conteúdo ou assunto tratado.
Em síntese, são diagramas que ajudam a ver como palavras-chaves se relacionam entre si.
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