O AVANÇO DAS TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE ATUAL
O avanço das tecnologias da informação é inegável em todo o mundo. Entretanto é imprescindível que a inclusão digital seja tratada não apenas como ter uma tecnologia, mas sim ser capaz de pensar, de usá-la criativamente e de maneira produtiva, a serviço dos demais, na construção de uma sociedade justa. Além disso, precisamos investir na qualificação dos professores para que sejam estimulados a conhecer e a utilizar as TICs em sala de aula.
Primeiramente é necessário analisarmos que a inclusão digital não acontece somente no acesso a computadores e à Internet, ou seja, não é apenas com um treinamento básico que iremos formar cidadãos alfabetizados digitalmente. Em nenhum país por mais desenvolvido que seja, se pode esperar que toda a população tenha acesso a tecnologia, a não ser pelo uso de equipamentos em locais de trabalho ou em serviços e órgãos públicos.
Na escola, percebe-se uma mudança cultural, que levará algum tempo até ser utilizada e entendida por todos. É imprescindível, porém, que os profissionais da educação tenham estímulos para perceber que uma aula, antes dada apenas com o auxílio do livro didático, fica mais interessante se ele usar um software que ajude o aluno a desenvolver determinadas competências cognitivas. Neste sentido, o computador não substitui o professor, mas sim valoriza o seu papel, pois ele será o responsável por ajudar o aluno a refletir criticamente sobre a informação, a interpretar, a discutir e a usar a linguagem como um ser transformador diante do mundo.
Sabendo usar a tecnologia, ele vai desempenhar melhor essa função, pois a sua aula será mais atual, com mais recursos, e atravessada pelas questões que nos apresenta a sociedade da informação e da comunicação.
Incorporar a inclusão digital ao papel social da escola, reconhecendo seu papel midiático é um dos desafios a serem enfrentados. Assim, ganha relevância a noção de letramento digital, tanto do aluno quanto do professor, entendido como o desenvolvimento do conjunto de habilidades e competências necessárias para valer-se das tecnologias digitais em seus diversos usos em nossa vida social.
No contexto educativo, a Internet torna-se um instrumento pedagógico favorável ao desenvolvimento de aprendizagens voltadas à pesquisa, à publicação de material, à comunicação digital por meio de comunidades virtuais.
Entretanto, em muitas realidades, ainda encontramos escolas sem Laboratórios de Informática ou ainda, sem profissionais dispostos e capacitados para liderar os laboratórios nas instituições de ensino, principalmente as públicas.
Sabemos que a mudança de paradigma acontece lentamente, uma vez que precisamos atualizar e avançar a escola diante das mudanças tecnológicas que acontecem em larga escala no mundo todo. É fundamental investimento dos governos para acelerar o processo de inclusão e de estímulos e disposição dos educadores para promover a grande mudança cultural que substitui a escola que ensina, do professor que dá aulas, pela escola e pelos professores que aprendem junto com seus alunos, já que aprendemos fazendo e refletindo sobre o que fazemos.
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