Informática e mudança sociocultural
As principais ferramentas de comunicação utilizadas atualmente, como a televisão e o vídeo, foram inventadas durante o século XX, ao longo do qual também se produziu a socialização dos meios tradicionais como o rádio, a imprensa, a fotografia e o telefone.
Todos estes meios contribuíram para que a atual percepção do mundo seja mais ampla do que nunca. Com o desenvolvimento da informática, as técnicas e os meios de comunicação auditivos e visuais evoluíram e deram lugar aos sistemas multimídia, que não novo apenas empregam vários meios de uma só vez, mas permitem armazenar e gerir a informação emitida ou recebida.
A rápida implantação dos computadores na sociedade trouxe, além de numerosas vantagens, o desafio para os usuários de extrair o necessário da enorme quantidade de informações recebidas.
Atualmente, o educador tem que estar ciente da dimensão da tecnologia da informação e promover uma interação entre tecnologia e alunos.
O uso do computador como ponto de informação tem favorecido nas atividades escolares, principalmente na educação infantil, porque juntam ensino e diversão de forma coerente, de maneira que as crianças aprendem e se divertem ao mesmo tempo. E para os adolescentes é referência para não apenas ajudar no aprendizado, mas também potencializar a criatividade.
A facilidade de comunicação é visível na sociedade moderna, pois entre as novas tecnologias da informação, a internet é uma forma habitual de comunicação. Estabelecendo-se como uma importante fonte de informação e pesquisa.
A internet é um dos meios de difusão mais poderosos da atualidade. Uma das principais características é o imediatismo na transmissão de dados, facilitando a introdução deste novo sistema de comunicação em empresas, escolas e lares de todo o mundo.
Existem várias formas de publicar conteúdos na internet, entre elas podemos citar o blog. Criar o blog e partilhar opiniões e experiências relacionadas ao assunto de interesse destina-se a promover uma interação entre tecnologia e sociedade. Ambas se completam no que diz respeito à sociedade da informação.
Com a explosão da informação e a acelerada evolução da tecnologia, onde se consegue tudo em tempo real, a utilização de mapas conceituais para auxiliar a ordenação e a seqüencia hierarquizada dos conteúdos de ensino, oferece estímulos adequados ao aluno.
Para os professores, os mapas conceituais podem constituir-se em poderosos auxiliares nas tarefas rotineiras, tais como: tornar claro os conceitos difíceis, auxiliar a transferir uma imagem real, clara e global dos tópicos e suas relações, reforçando a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos.
Enfim, é necessário que o educador tenha um conhecimento básico da era digital e das principais ferramentas de comunicação que fazem parte deste nosso mundo em expansão.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
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