DOS SONHOS AOS ARES
A história abordada no vídeo esta relacionada com as grandes mudanças tecnológicas, econômicas políticas de uma sociedade que costumam vir acompanhadas de transformações no modo de pensar dos homens, sobretudo dos intelectuais, Santos Dumont, Leonardo da Vinci entre outros.
Em 1906 Santos Dumont realiza com êxito o primeiro vôo dos 14 Bis, avião por ele inventado. Esse invento mexeu com o mundo da tecnologia e do que o homem seria capaz na tentativa de voar como os pássaros. O homem nunca conseguiu voar como os pássaros, porem ele possui o dom de criar de inventar, por isso criou uma máquina que faz sentirem-se como os pássaros. Porem antes mesmo de chegar ao avião, ele fez vários experimentos e pessoas que o auxiliaram nesse invento que mais parecia maluquice.
A partir daí essa idéia foi projetada e posto em prática, e revolucionou o mundo da tecnologia, transportes na agilidade de chegar um determinado lugar, que antes levava dias e depois do avião é uma questão de horas. Hoje temos acesso aos computadores que também faz parte dessa evolução onde podemos navegar pela internet e nos comunicar com o mundo todo que estiver conectado na rede.
Nos educadores temos muitos pássaros sem assas, esperando uma resposta, um caminho para que um dia eles possam voar em direção ao comprometimento como cidadão seguindo seus passos um de cada vez. Nossa meta como educadores e orientá-los e mediar o conhecimento, e para isso é necessário que nos aperfeiçoem nessa era da tecnologia. Essa evolução afetou diretamente nossas vidas, pois essas gerações, nunca imaginaram o planeta sem computador, chats, telefone celular e temos que acompanhá-los essa realidade. Sua maneira de pensar foi influenciada desde o berço pelo mundo complexo e veloz que a tecnologia engendrou. Diferentemente de seus pais, sentem-se á vontade quando ligam ao mesmo tempo a televisão, o rádio, o telefone, música e internet.
Por isso a informática esta modificando nossa vida na área profissional porque precisamos nos aperfeiçoar para que possamos acompanhar essa nova geração e de certa forma todas essas mudanças afetam nossa vida pessoal.
Nos educadores temos de acompanhar a evolução do mundo moderno segundo Santos Dumont, pensou no invento e obviamente teve toda uma equipe que o ajudou a colocar o avião à altura, provavelmente nunca lhe passou pela cabeça que esse invento não só iria encurtar distancias, mas também seria usado como arma durante a primeira e segunda guerra mundial destruindo milhares de vidas. Por isso nos educadores devemos ter o cuidado de como mediar o conhecimento, pois estamos trabalhando com pessoas formando cidadãos.
Por várias vezes necessitei de ter acesso à rede para realizar pesquisas referentes à determinada dúvidas relacionadas ao trabalho, porém devemos ter o cuidado de saber explorar o conhecimento oferecido por esse meio, pois como pode ter pesquisas úteis ou não dependem de cada educador e de seu conhecimento a determinada área.
Os jovens de ontem se trancavam no quarto para se isolar de todos. Os de hoje se trancam também, mas para navegar na internet na TV a cabo no telefone celular. Toda essa modernidade tem nos facilitado nossas vidas, porem devemos ter o cuidado de trabalhar sobre essa tecnologia, pois os jovens já encontram pronto. Seus sonhos não são para construir algo novo, é de consumismo adquirem um telefone celular, um computador de última geração, e depois o carro do ano e etc. Em outra geração as crianças construíam seus próprios brinquedos, inventavam criavam, hoje vão às lojas e escolhem o brinquedo.
Atualmente temos que resgatar valores, isso é complicado porque as famílias já não trabalham esses valores com seus filhos, pois o pai, a mãe tem que trabalhar para garantir o sustento da família. Isso tudo é decorrente da sociedade que esta cobrando cada vez mais, e um outro fator importante é o da mulher no mercado do trabalho.
Na verdade temos que reeducar nossos alunos, mostrando a importância da tecnologia, mas não podemos ser reféns dela. Dar dicas de como usá-los em seu favor, como por exemplo, a questão da calculadora, celular, internet. Se não for usado com responsabilidades podemos ficar reféns delas, nosso cérebro vai ficar cada vez mais dependente.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário